Dados da Submissão
Título
CONECTANDO ROCHAS E REDES: A DISSEMINAÇÃO DA GEOLOGIA ATRAVÉS DAS MÍDIAS SOCIAIS E INTERNET NO PROJETO GEOESCOLA
Texto do resumo
A promoção e popularização da ciência são essenciais para construir uma sociedade informada e inclusiva. No entanto, enfrentam barreiras significativas, como a complexidade dos temas científicos e a cobertura limitada nos currículos educacionais. Sabe-se que a ciência é um elemento vital de inclusão social e democracia, com a capacidade de impactar significativamente a vida dos cidadãos. Desse modo, as redes sociais e a internet de modo geral desempenham um importante papel como ferramentas pedagógicas que podem superar essas barreiras, usando-as para democratizar o acesso à educação científica e engajar mais efetivamente a população em geral. Neste cenário, o Projeto GeoEscola emerge como um projeto que tem como objetivo a democratização do acesso ao conhecimento geológico, utilizando de redes sociais e métodos de ensino lúdicos e aplicados em visitas a escolas para engajar e educar o público jovem. O projeto utiliza redes sociais para a divulgação de conteúdo que visa integrar o ensino de geologia ao cotidiano dos estudantes, contextualizando-o através de análises de rochas em monumentos, uso de materiais geológicos na infraestrutura urbana. Além disso, explora a possibilidade de abordar maquetes de “casas geológicas”, que demonstram a aplicabilidade da geologia no lar, os posts posts interativos exibem fósseis ou outros objetos relacionados ao estudo da área, como lâminas delgadas em microscópios petrográficos, que objetivam aumentar o entusiasmo e a curiosidade da população. No mais, há a possibilidade de entrevistar profissionais, professores e estudantes, que possam falar de suas trajetórias e incentivar os alunos e ajudar com possíveis dúvidas. Essas atividades visam conectar conceitos geológicos com a realidade dos alunos, ressaltando a importância da geologia e do geólogo no ambiente construído e na cultura local. Por fim, a popularização da ciência é crucial para o desenvolvimento de novas tecnologias, demonstrando ser eficaz para engajar estudantes e ampliar o interesse pela geologia de forma acessível. Portanto, este estudo busca demonstrar o potencial das mídias sociais como plataformas para a divulgação científica e, principalmente, desenvolver métodos e materiais didáticos para a divulgação da geologia como um todo através das redes sociais, plataformas interativas e também no âmbito escolar.
Palavras Chave
Projeto GeoEscola; Popularização da Ciência; redes sociais; práticas lúdicas; inclusão social
Área
TEMA 05 - História e difusão das geociências
Autores/Proponentes
Mateus Batista, Luis Saldanha, Giovana Gonçalves, Raquel Rodrigues , Joao Lucas Carneiro, Vítor Melo, Débora Moreira, Raphael Coelho, Pedro Rosa, Tiago Novo