51º Congresso Brasileiro de Geologia

Dados da Submissão


Título

DIVULGAÇÃO DE MINERALOGIA COMO UMA PRÁTICA DIDÁTICA E INCLUSIVA

Texto do resumo

Os minerais estão presentes no cotidiano das pessoas de forma indispensável em remédios, alimentos e objetos. Esses compostos totalizam mais 6 (seis) mil espécies, embora sejam comuns e diversos, o conhecimento sobre eles é bastante restrito a profissionais que lidam diretamente com mineralogia. O acervo didático de minerais do curso de Geologia da Universidade Federal do Espírito Santo, armazenado no Laboratório de Macroscopia (LAMAC), embora pouco explorado possui um grande potencial para divulgação do conhecimento dos minerais. Dessa forma, pretendemos divulgar a ciência dos minerais (mineralogia) através de catálogo ilustrado, atividades didáticas lúdicas e inclusivas para estudantes de geociências e para o público leigo. No LAMAC ocorrem aulas práticas das disciplinas do curso de Graduação em Geologia, atividades de pesquisa, extensão e atendimentos do público externo, como escolas do ensino básico ao ensino médio e de outras universidades. O acervo desse laboratório conta com aproximadamente 730 minerais que carecem de ser mais bem organizados e divulgados, de forma a atender públicos diversificados. Para alcançar o objetivo foi necessário realizarmos triagem das amostras do acervo, verificando se o código da amostra, quando existente, é correspondente a sua descrição no livro tombo e corrigidas de acordo com conselhos internacionais de nomenclatura, e utilizada a grafia correta do nome em português. Foi criada uma ficha para catalogação com as fotos dos minerais e as seguintes informações: código da amostra, nome do mineral, classe, composição química, propriedades, associação, ocorrência e uso. Além disso, foram elaboradas e aplicadas atividades relacionadas a participação dos minerais no cotidiano, para estudantes do ensino médio que visitaram as dependências do curso. Realizada uma pesquisa qualitativa a partir da aplicação de um questionário, na qual os sujeitos da pesquisa são os estudantes que participaram das atividades práticas. A análise dos dados e os resultados foram baseados na observação e nas respostas de cada participante. As fichas descritivas dos minerais (145 fichas de descrição até o momento) estão em fase de finalização para formarem um catálogo que será divulgado no site do curso (https://geologia.ufes.br/). As atividades desenvolvidas permitiram incentivar a valorização da ciência de forma ampla, apresentar essas riquezas naturais que são os minerais, incentivar ao uso racional dos recursos minerais e promover uma educação inclusiva. Pretendemos avançar o trabalho atendendo novos públicos que visitam a instituição, elaborar instruções para que atividades práticas possam ser repetidas por diferentes usuários, inserir identificações nos mobiliários e nas amostras que atendam estudantes público-alvo da educação especial, considerando suas características específicas.

Palavras Chave

minerais; Laboratório de Mineralogia; Estratégias de Inclusão e Acessibilidade

Área

TEMA 05 - História e difusão das geociências

Autores/Proponentes

Renan Miranda Barbosa, Luana Pedrini Rezende, Caroline Cibele Vieira Soares, João Pedro Gomes Pirovani, Ana Laura Silva Oliveira, Aline Menezes Bregonci