Dados da Submissão
Título
AMBIENTES DE EXTENSÃO EM GEOCIÊNCIAS: IMPLICAÇÕES DIALÓGICAS
Texto do resumo
A Resolução CNE/CES nº 7/2018 estabelece diretrizes nacionais para a curricularização da extensão na educação superior, em consonância com a Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, que aprova o PNE 2014-2024. Essa resolução gerou um movimento significativo nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) para adequar seus Planos Pedagógicos de Cursos, incorporando um dos tripés da universidade historicamente pouco compreendido e praticado: a extensão. Cinco diretrizes básicas orientam a formulação e implementação das ações de extensão, conforme pactuado no FORPROEX: interação dialógica; interdisciplinaridade e interprofissionalidade; indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão; impacto na formação do estudante; e impacto e transformação social. O objetivo principal é integrar o ensino superior com a sociedade, sendo a interação dialógica a diretriz central que interconecta todas as outras. No contexto desta nova diretriz, o projeto “Ambientes de Extensão em Geociências”, desenvolvido pelo Departamento de Geologia da Universidade Federal de Ouro Preto, dedicou-se a identificar e utilizar ambientes universitários propícios para a interação dialógica com a comunidade de Ouro Preto - MG. Através de exposições e práticas dialógicas, observou-se que espaços formais de ensino, como laboratórios de petrografia e mineralogia, podem transformar-se em locais de troca de saberes populares e técnicos, impactando positivamente a formação de estudantes e a formação social dos envolvidos (comunidade, discentes e docentes). Esses ambientes são naturalmente interacionais, facilitando a troca de percepções do meio natural entre comunidade e universidade, onde saberes populares sobre feições e usos de materiais geológicos são reconhecidos e valorizados. O principal impacto observado no âmbito de projetos como este é a clara percepção dos discentes de que a sociedade tem muito a oferecer às geociências, e a interação dialógica contínua é uma ferramenta poderosa para romper barreiras invisíveis entre a comunidade e a universidade, além de desafiar a visão enraizada de que o conhecimento é hegemonicamente das IFES, promovendo uma troca bidirecional de saberes entre a comunidade e as geociências.
Palavras Chave
Ambientes de Extensão em Geociências; Interação Dialógica; Transformação Social; Educação Superior;
Área
TEMA 01 - Geociências para a sociedade e Geoética
Autores/Proponentes
Maria Eugênia Souza, Rodson Abreu Marques, Cláudia Santos, Flavia Compassi, Brener Otávio Luiz Ribeiro , Mayele Lacerda Oliveira, Dener Lopes Anjos