Dados da Submissão
Título
AVALIAÇÃO QUANTITATIVA DOS SITIOS DA GEODIVERSIDADE SOB A ÓTICA DOS SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS: POSSIBILIDADE GEOEDUCATIVA NO ENSINO ESCOLAR - SALINÓPOLIS - PARÁ
Texto do resumo
A geodiversidade entendida como os processos e elementos abióticos que constituem a natureza sob o aspecto geológico, geomorfológico, pedológico e hidrológicos, está ganhando notoriedade no ramo das pesquisas (geo)científicas, por outro lado ainda é uma temática pouco abordada no ensino básico, principalmente quando se trata dos conceitos e valores da geodiversidade, bem como a sua importância no âmbito social.
Para que haja a disseminação da importância da geodiversidade, é necessário ampliar a divulgação e valorização desta no âmbito social, como exemplo, por meio de atividades educativas que podem ser realizadas no âmbito da educação básica no contexto escolar. Detentor de admirável acervo da geodiversidade, o município de Salinópolis, zona costeira do estado do Pará, abarca diversos elementos da pluralidade abiótica que provem as cinco classificações dos serviços ecossistêmicos. A região possui valor de conhecimento, pois é ideal para fins educativos e científicos no intuito de conhecer e entender a dinâmica natural e antrópica envolvendo o relevo, as rochas, hidrografia, os manguezais, as praias, dunas além de aprofundar nas interações bióticas e abióticas do meio ambiente.
Nesse sentido, o presente resumo visa avaliar quali-quantitativo o potencial educacional dos sitios da geodiversidade na zona costeira do munícipio de Salinópolis-Pará, servindo de subsídio para promover ações geoeducativas, contribuindo para a popularização escolar sobre a importância e a necessidade de proteção dos elementos abióticos constituintes da natureza que provem bens e benefícios para a sociedade na forma de serviços ecossistêmicos.
O mapeamento dos pontos de interesse foi realizado durante um trabalho de campo na faixa litorânea do município de Salinópolis, visando aspectos exploratório e descritivo sob a ótica dos sítios da geodiversidade e sua função dos serviços ecossistêmicos.
Posteriormente foi avaliado quantativamente o valor educacional dos sítios de Geodiversidade sob a metodologia de Brilha (2016) que segue critérios subjetivos com pontuações definidas, onde estes são somados culminando no valor educativo de cada área, recaindo em uma escala segmentada em baixo, médio e alto. Vale ressaltar que a proposta original é designada para avaliação de patrimônio geológico, entretanto a metodologia foi adaptada para computar os sitios da geodiversidade (aqui denominado de areas representativas da geodiversidade).
No locais representativos da geodiversidade predominam os valores educativos médios e a presença do valor educacional alto (praia da Corvina) que por meio de suas feições abióticas como manguezais, dunas, falésias, hidrografia e praias oferecem múltiplas abordagens das ciências geográficas, ideal para a prática da geoeducação e dinamização das temáticas das grades curriculares do ensino fundamental e médio.
A zona costeira de Salinopolis possui aspectos logísticos, de segurança e condição de observação ideais para a realização de excursão de campo escolar, servindo de roteiro para fomentação de aulas práticas visando o entendimento da geodiversidade de maneira pedagógica por parte dos educandos.
A potencialidade didática dos pontos de interesse proporcionam o entendimento dos serviços ecossistêmicos, de forma a compreender diversos processos naturais e sociais que continuamente estão interligados no tempo e no espaço proporcionando benefícios a sociedade.
Palavras Chave
Geodiversidade; serviços ecossistêmicos; geoeducação
Área
TEMA 04 - Geodiversidade, Geoturismo e Geoconservação
Autores/Proponentes
Carla Braga Pereira, Milena Marilia Nogueira de Andrade