Dados da Submissão
Título
A importância de financiamento em produção audiovisual para a promoção do geoturismo: um exemplo no território do Seridó Geoparque Mundial da UNESCO
Texto do resumo
Os geoparques são exemplares ideais de áreas propícias à difusão do geoturismo, e nesse segmento de turismo, o geológico, os ambientes naturais são utilizados como atrativos aos visitantes, destacando-se todas as potencialidades locais. Fazer uso da visibilidade de um geoparque para fomentar o desenvolvimento econômico sustentável do território deveria, por consequência, gerar interesse de diversas entidades públicas e privadas para que financiem projetos de produção audiovisual, através de editais, chamadas públicas e outras formas de incentivo a grupos de interesse nessa atividade de promoção do geoturismo, cujo desdobramento é a atratividade de visitantes que consomem bens e serviços, que são convertidos em renda para o comércio da região. Com o objetivo de potencializar o turismo interiorano do Rio Grande do Norte e divulgar o seu potencial geoturístico, bem como impactar a economia local por meio da criação e divulgação de peças audiovisuais, o produto que originou este trabalho foi submetido e aceito em edital de seleção no ano de 2023, por meio de projeto financiado por uma agência de fomento ao empreendedorismo do estado. O planejamento de execução teve início com a fase de pré-produção, a qual consistiu de pesquisa; aquisição de equipamentos; roteirização de pontos de visitação e ações; elaboração de checklist e fluxo de caixa; e concepção de briefing das gravações. A produção audiovisual se deu nos seis municípios integrantes do Geoparque Seridó, nos quais foram feitas as capturas de imagens com a utilização de smartphone e drone. Durante as gravações foram enfatizados não apenas os espaços físicos das localidades, mas também aspectos culturais e humanos. As locações não se limitaram aos geossítios catalogados, sendo visitados outros pontos dentro do território, tais como centros de artesanato, associações de locais, comunidades, restaurantes, bares, campings, bem como atrativos naturais “fora da rota oficial” do geoparque, com o intuito de explorar ao máximo o potencial da região. A pós-produção integrou a decupagem; tratamento de fotos e edição de vídeos; roteirização; produção e revisão de legendas e narração. É de conhecimento geral que desde os primórdios, o ser humano se preocupa em documentar acontecimentos e transmitir mensagens por meio de códigos iconográficos. Esse ímpeto também está presente nos geocientistas, desejando comunicar os conhecimentos sobre a Terra. Para que a reprodução da informação seja efetiva, no entanto, é preciso empreender esforços para traduzir a linguagem e seu formato de transmissão. Por meio deste projeto, foram produzidas peças em foto e vídeo, para publicações informativas e de disseminação de conhecimento geocientífico e roteiros geoturísticos, de modo a popularizar locais de interesse para o público. Foi utilizada uma rede social como plataforma de criação e disseminação dos conteúdos gerados, alcançando uma audiência superior a 10.000 pessoas nos primeiros 6 meses de divulgação e trabalhos colaborativos com pousadas, restaurantes, e perfis de divulgação turística. As plataformas de mídia social oferecem aos profissionais das geociências oportunidades de compartilhar conteúdo rápida e amplamente, sem restringir a um único grupo, abarcando não somente a comunidade científica. Além disso, o patrocínio de instituições financiadoras é desejável e faz-se necessário para que ações relevantes como esta possam se concretizar e prosperar.
Palavras Chave
produção audiovisual; Mídias Sociais; Geoturismo; geoparque
Área
TEMA 04 - Geodiversidade, Geoturismo e Geoconservação
Autores/Proponentes
Flora Karoline Rodrigues Araújo, Adriano Henrique Andrade Aguiar