Dados da Submissão
Título
CONECTANDO CRIANÇAS ÀS GEOCIÊNCIAS ATRAVÉS DO ESPAÇO GEOCRIAS: UM MODELO DE GEOEDUCAÇÃO INCLUSIVA
Texto do resumo
O Espaço Geocrias, iniciativa da Rede GeoMamas da Associação Brasileira de Mulheres nas Geociências, destaca-se como um modelo inovador de educação científica para crianças em eventos acadêmicos. Concebido para incentivar a participação integral de pais e responsáveis, junto de suas crianças, em eventos de Geociências, o projeto evoluiu para oferecer um ambiente acolhedor e educativo, integrado à temática central do evento. Essa integração é essencial para proporcionar uma experiência significativa às crianças, através de atividades lúdicas que correlacionam-se diretamente com os temas abordados. A metodologia de organização do espaço inclui seis etapas cruciais: formulário de demandas, conhecimento do espaço, plano de atividades, seleção e capacitação da equipe, montagem do espaço com adaptação das atividades, e coleta de feedback pós-evento. Em quatro eventos recentes, o Espaço Geocrias recebeu crianças de diversas faixas etárias, sendo que nos últimos dois eventos houve um foco particular em crianças até 5 anos, apresentando o desafio de manter sua concentração. Para enfrentar esse desafio, as atividades foram estruturadas de maneira lúdica e o espaço foi organizado de forma setorizada, permitindo a exploração de diferentes ambientes em um único espaço. Essa abordagem revelou-se eficaz ao captar a atenção das crianças e promover uma maior interação com as atividades propostas. O sucesso do Espaço Geocrias ressalta a importância da colaboração entre profissionais das Geociências e da Educação Infantil, assim como a necessidade de adaptação contínua para atender às demandas específicas de público em cada evento.
Palavras Chave
Geocrias; Educação Infantil; Geociências; Inclusão; Divulgação Científica
Área
TEMA 05 - História e difusão das geociências
Autores/Proponentes
Ana Caroline Duarte Dutra, Tamiris Braga de Oliveira