51º Congresso Brasileiro de Geologia

Dados da Submissão


Título

A IMPORTÂNCIA DOS DADOS SÍSMICOS NOS 3 GRANDES DESAFIOS DA EXPLORAÇÃO DE HIDRACARBONETOS

Texto do resumo

A utilização de dados sísmicos terrestres tem sido subutilizada no Brasil nos últimos anos, apesar de sua importância na descoberta, avaliação e desenvolvimento de acumulações de hidrocarbonetos, e mais recentemente, identificação de oportunidades geológicas para a estocagem de CO2. Este trabalho exemplifica, através de um campo real de hidrocarbonetos da Bacia do Parnaíba, como os dados sísmicos são valiosos nas diferentes fases de exploração de oportunidades para acumulação de hidrocarbonetos.
Tendo em vista que as primeiras fases exploratórias utilizam da aquisição de dados sísmicos 2D, o primeiro grande desafio existente na interpretação mais regional é a identificação de oportunidades mais promissoras e o efeito de aliasing pode levar as análises a interpretações errôneas e imprecisas. Após identificadas as oportunidades com melhor potencial, as áreas recebem uma etapa de detalhamento, com aquisição de mais linhas sísmicas e adensamento da malha existente, que ajuda a mitigar esse problema através de uma amostragem mais detalhada do subsolo e, consequentemente, uma representação mais confiável das feições geológicas.
Dado que os ciclos exploratórios ocorrem ao longo de anos, a evolução tecnológica dos equipamentos e dos métodos utilizados na aquisição e no processamento de dados sísmicos melhoram significativamente as análises realizadas nas áreas durante uma mesma fase de concessão. Sendo assim, os fluxos de trabalho evoluem para uma abordagem mais detalhada e precisa, que além de agregar mais valor aos investimentos realizados nas aquisições desses dados, auxiliam no segundo grande desafio que consiste na redução das incertezas para a tomada de decisão da perfuração de um poço na oportunidade identificada.
Se a perfuração de um poço resulta em sucesso geológico e comprova a existência da acumulação de hidrocarbonetos, o terceiro grande desafio passa a ser uma avaliação volumétrica precisa para planejamento de um desenvolvimento mais adequado possível para esse campo.
Portanto, os dados sísmicos fornecem suporte para as diferentes fases exploratórias e de desenvolvimento das oportunidades identificadas e torna-se crucial uma parametrização adequada para o uso em diferentes fases da vida das áreas avaliadas.
Em síntese, este trabalho destaca a importância dos dados sísmicos e da evolução contínua nas etapas de aquisição, processamento e interpretação de dados para auxiliar nos desafios de identificação, perfuração de poços e avaliação volumétrica de oportunidades com potencial de acumulação de hidrocarbonetos.

Palavras Chave

Sísmica 2D; Acumulação de Hidrocarbonetos; Redução de Incertezas; Exploração

Área

TEMA 15 - Geofísica

Autores/Proponentes

Roberto Baldanza Ribeiro, Diogo Michelon, Patricia Takayama