Dados da Submissão
Título
APRIMORAMENTO NA CARACTERIZAÇÃO DE RESERVATÓRIOS UTILIZANDO PERFIS DE RAIOS GAMA ESPECTRAL E MAPAS AUTO-ORGANIZÁVEIS NA FORMAÇÃO CABEÇAS, BACIA DO PARNAÍBA
Texto do resumo
A identificação das melhores fácies reservatório, com melhores características permo-porosas, partindo dos dados disponíveis por vezes escassos, é um dos principais desafios das equipes de exploração na indústria de óleo e gás. Uma das melhores maneiras de fazer isso é a análise por agrupamento com dados de perfis de poços.
Na bacia do Parnaíba a identificação de propriedades petrofísica por perfilagem de poços pode ser agravada dado ao selo do sistema petrolífero ser uma espessa camada de diabásio. A intrusão pode afetar as propriedades petrofísicas da rocha encaixante que, nesse caso, trata-se da Formação Cabeças (Devoniano). A formação é, constitúida por arenitos de plataforma sob influência de marés e com presença de canais.
Este trabalho visa aprimorar o processo de caracterização de fácies permo-porosas usando o adensamento da resolução vertical de dados de perfilagem básica com Mapas Auto-Organizáveis (SOM). Serão utilizados, especificamente, perfis de raios gama (GR), vagarosidade acústica compressional (DTC), nêutrons (NPHI), densidade (RHOB) e fator fotoelétrico (PE) de um poço de gás natural na bacia do Parnaíba. Dados de resistividade foram excluídos da suíte dada a interferência de minerais condutivos, tais como pirita e cloritas ricas em ferro. Adicionalmente, foram utilizados perfis de raios gama espectral, especificamente a razões Th/U e Th/K. A razão Th/U auxilia na indicação de sistema deposicional das rochas clásticas entre marinho franco, marinho com influência de maré e continental, enquanto a razão Th/K auxilia na classificação dos argilominerais do sistema sedimentar.Para determinar o número de agrupamentos foi utilizada a curva de variância dos dados, comumente conhecida por gráfico de cotovelo.
O algoritmo foi rodado em dois conjuntos diferentes de entradas de perfis de poços: (i) suíte básica exclusivamente; (ii) suíte básica de perfis em conjunto com as razões espectrais. A avaliação dos resultados foi desenvolvida a partir da descrição de associação de fácies de 18 metros de testemunho de rocha. A descrição foi focada na caracterização de reservatórios e configurações paleoambientais. Os resultados mostram o melhor ajuste com os dados de rocha quando se utiliza o algoritmo com as razões espectrais acrescidas à suíte básica de perfis nos dados de entrada quando comparado ao treinamento que utilizou exclusivamente a suíte básica de perfis. Os resultados mostraram ainda que, mesmo em escalas diferentes entre os perfis de poços (métrica) e descrição de testemunhos (milimétrica), torna-se possível a obtenção de boa correspondência na identificação das melhores fácies. A extrapolação desses resultados é essencial para aprimorar a exploração e o desenvolvimento dos reservatórios em sistemas petrolíferos.
Palavras Chave
Formação Cabeças; Associação de Facies; Mapas Auto-Organizáveis (SOM); Agrupamento; Razões Espectrais
Área
TEMA 15 - Geofísica
Autores/Proponentes
HENRIQUE ANTUNES PADOVES, MANUELLA YEBRA, CLEYTON CARNEIRO CARVALHO