51º Congresso Brasileiro de Geologia

Dados da Submissão


Título

AVALIAÇÃO PARTICIPATIVA DE EXPOSIÇÃO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E EDUCACIONAL: LIÇÕES E PERSPECTIVAS

Texto do resumo

A coleção didática da Escola Municipal Herbert Moses (Jardim América/RJ),
denominada sala de vivências holísticas Milton Santos, e a coleção geológica da
Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF/UERJ), possuem grande
valor na disseminação das geociências e na prática do eixo ensino-pesquisa
extensão. Com a finalidade de divulgar e enriquecer as atividades concretizadas
com os materiais das coleções foi realizada na FEBF, no período de 13 a 17 de
novembro de 2023, uma exposição com peças da geodiversidade (minerais,
rochas e fósseis), biodiversidade (animais vertebrados e invertebrados
armazenados em potes com álcool 50°), e materiais histórico-culturais da 2ª
Guerra Mundial e da época da escravidão no Brasil, sendo um evento aberto ao
público. Diante da oportunidade, constatou-se a necessidade de colher
avaliações sobre o evento a partir de contribuições voluntárias dos visitantes.
Devido a necessidade de aprimorar as futuras exposições e torná-las mais
acessíveis e úteis ao público em geral, optou-se por desenvolver um questionário
oferecido aos visitantes para que fosse possível quantificar a eficiência do evento
e de seus organizadores. O questionário apresentava treze perguntas, sendo
doze obrigatórias. Todas as doze questões obrigatórias eram objetivas e
buscavam obter uma avaliação geral da exposição, a satisfação do usuário com
as três categorias expostas (geodiversidade, biodiversidade e histórico
culturais), com a divulgação realizada, e com os assuntos variados relacionados
à organização e ao conhecimento científico agregado. A décima terceira
pergunta, por sua vez, foi opcional e de formato discursivo, havendo liberdade
para que o público expressasse suas considerações sobre o evento. Ao todo,
169 usuários responderam as doze primeiras perguntas, e desses, 41
responderam à 13ª questão. O balanço da avaliação geral foi bastante positivo.
Todas as categorias apresentadas foram igualmente satisfatórias para a maioria
dos usuários (42,6%), com a biodiversidade sendo a mais comentada
individualmente (37,3%), seguida da geodiversidade (16%) e da categoria dos
materiais histórico-culturais (4,1%). A organização do evento foi boa ou muito
boa para 98,2% dos visitantes, e 98,4% dos participantes se mostraram
satisfeitos com os monitores, com a qualidade do evento, com o horário de
funcionamento e com o conhecimento científico obtido durante a exposição,
havendo uma única ressalva para a divulgação do evento, que atingiu o nível de
satisfação mais baixo (71,6%), provavelmente por ter sido feita apenas uma
semana antes da mostra, através de cartazes colados na faculdade e nas redes
sociais. Após o término da exposição, foi observado o grande sucesso do evento,
mobilizando um número considerável de visitantes entre a comunidade
acadêmica, corpo de funcionários e comunidade local, com grupos que variaram
de crianças a idosos. Cabe considerar que foi a primeira exposição ocorrida na
universidade a abranger itens da geodiversidade, biodiversidade e histórico
culturais, validando futuras edições da mesma em diferentes períodos. Vale
ressaltar, também, que oficinas com jogos geológicos foram realizadas durante
o evento, o que auxiliou ainda mais a apreensão dos conteúdos científicos de
maneira lúdica.

Palavras Chave

Geodiversidade; biodiversidade; materiais histórico-culturais; coleções didáticas; ensino-aprendizagem

Área

TEMA 04 - Geodiversidade, Geoturismo e Geoconservação

Autores/Proponentes

Lucas Matheus Oliveira Miranda, Wellington Francisco Sá Santos, Luiz Henrique Melo Rosa, Kleberson Silva Trindade, Larissa Moraes Santos, Thaís Monteiro Moraes, Jenifer Castro Silva, Karla Coutinho Marques, Lucas Passos Alves Araújo