51º Congresso Brasileiro de Geologia

Dados da Submissão


Título

CARACTERIZAÇÃO PRELIMINAR DA GEODIVERSIDADE DE RESERVA DO CABAÇAL-MT: VALORES E AMEAÇAS

Texto do resumo

Introdução. A cidade do meio oeste de Mato Grosso, Reserva do Cabaçal, é um polo turístico localizado no sudoeste do Craton Amazônico, onde estão inseridas diversas cachoeiras, caracterizando-a como “cidade das águas”. Este local foi escolhido para estudo por conter uma interessante geodiversidade, como demonstra o mapa geológico da Folha Rio Branco (Serviço Geológio do Brasil, 2017) e também por apresentar alguns problemas de erosão, decorrentes do desmatamento na região.
Objetivos. Este trabalho tem por objetivo caracterizar preliminarmente a geodiversidade da região de Reserva do Cabaçal e evidenciar uma das principais ameaças locais: a erosão. Para isso foram desenvolvidos trabalhos de campo em conjunto com uma equipe de trabalho de graduação, os quais, futuramente, desenvolverão um roteiro geoturístico.
Resultados. Inicialmente foram caracterizados sítios com potenciais valores da geodiversidade, contendo principalmente cachoeiras, as quais estão inseridas nas unidades geológicas do Domínio Jauru (Ruiz, 2005) do Craton Amazônico. Um dos locais escolhidos para este trabalho, foi descrito nas imediações da cidade, onde blocos dispersos de rochas gabróicas de granulação fina e sem foliação penetrativa, configuram um sítio importante de geodiversidade local. De acordo Ruiz (2005), os corpos de gabro são denominados de Suite Intrusiva Rancho de Prata e, este mesmo autor, os definem como representante do episódio final de magmatismo do Domínio Jauru, cujas características refletem um enxame de diques máficos de direção NNW. O microgabro tem cor escura e, microscopicamente, apresenta plagioclásio, ortopiroxênio, clinopiroxênio, olivina e pouco anfibólio, com textura ofítica a subofítica e intercrescimento granofírico. No sítio, esta rocha configura uma geoforma que faz referência a um caju, descrevendo como um bloco recortado menor em cima de outro de tamanho maior e forma arredondada: a castanha e o corpo do caju. Outra característica observada no transcorrer deste trabalho são as grandes voçorocas existentes próximas à cidade. O que acontece? A economia local é desenvolvida pela pastagem, onde o desmatamento da vegetação nativa, para inserção desta pastagem, influencia tanto na produção de matéria orgânica, quanto na proteção do solo para a manutenção da camada existente. Alguns estudos (Nogueira et al, 2019) apontam a importância da vegetação para a conservação do solo, evitando transportes de materiais orgânicos e favorecendo os processos erosivos. A perda da matéria orgânica dificulta a permanência da vegetação, que leva a formação de areais e, posteriomente, influenciado pela declividade, ocorre o escoamento superficial. Este escoamento passa a ser mais concentrado, formando pequenos sulcos, posteriormente ravinamentos e por fim voçorocas de diferentes tamanhos. O processo contínuo leva a uma degradação da paisagem, necessitando de remediação criteriosa.
Conclusões. Reserva do Cabaçal é uma cidade turística muito visitada por conta da beleza cênica das cachoeiras. A geodiversidade é repesentada pelas quedas d´águas naturais, as quais assentam-se sobre as rochas da região. Neste contexto, um exemplo de elemento da geodiversidade é o gabro da Suíte Intrusiva Rancho de Prata, o qual pode representar um local de interesse geoturístico para a região. Associada à geologia da região, foram observadas as voçorocas, que representam um risco se não forem desenvolvidos métodos de remediação.

Palavras Chave

Geodiversidade; Reserva do Cabaçal; Erosão

Área

TEMA 04 - Geodiversidade, Geoturismo e Geoconservação

Autores/Proponentes

Ana Cláudia Dantas Costa, Carlos Humberto Silva