51º Congresso Brasileiro de Geologia

Dados da Submissão


Título

EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM GEOCIÊNCIAS PARA DEFICIENTES VISUAIS NA CIDADE DE OURO PRETO, MINAS GERAIS

Texto do resumo

O Projeto de Extensão universitária denominado “Educação inclusiva em Geociências para deficientes visuais”, tem como missão a idealização e concretização de uma comunidade mais equitativa no âmbito das geociências. O projeto objetiva a aplicação de ações que incentivem a utilização de materiais inclusivos e mecanismos didático-pedagógicos para a disseminação dos conteúdos geocientíficos e a naturalização da educação inclusiva em todas as esferas educacionais. Foram utilizados materiais reaproveitados, como rascunhos, cartolinas, isopor e papelão para confecção de materiais didáticos inclusivos, como mapas e maquetes táteis. Para a escrita braile utilizou-se reglete positiva e punção. A ação consistiu em palestras e oficinas educacionais nas escolas e nas comunidades de Ouro Preto em parceria com a Prefeitura e a Superintendência Regional de Ensino. Além de gestores e professores do ensino básico, o projeto também obteve a interação dialógica com pedagogos e discentes. Os debates giraram em torno da aplicabilidade e idealização de produtos que contemplassem alunos videntes e deficientes visuais sendo, portanto, de extrema importância a discussão da inclusão dos conceitos do desenho universal na ambientação dos educandos. Os resultados se mostraram eficazes devido a troca de saberes entre a comunidade universitária e os grupos sociais participantes. Os alunos de graduação e pós-graduação participantes do projeto tiveram um treinamento para a confecção de materiais inclusivos (como mapas em alto relevo) e levaram estes conhecimentos para as escolas da região, bem como destacaram a importância de se normalizar essas ações inclusivas na sociedade. As técnicas de construção de materiais foram apresentadas aos docentes da rede básica em cursos de “Atualização em Geociências”. Tais professores relataram que essas práticas são pouco vistas e incentivadas. Os estudantes do ensino básico informaram estar interessados em aprender e se comunicar na língua braile. Os questionários aplicados auxiliaram no entendimento para se estabelecer os pontos positivos e negativos das ações, bem como saber se há dificuldades de se entender a dinâmica da educação inclusiva. O público estimado foi de aproximadamente duas mil pessoas e o método de mensuração foi por meio das ações presenciais, formulários, participações em mídias sociais e eventos virtuais. Conclui-se que o foco da educação inclusiva para deficientes visuais é um desafio, principalmente para a área das geociências, que é uma ciência dependente do sentido da visão. O trabalho também propõe trazer uma nova perspectiva e fazer os geocientistas pensarem em novas técnicas educacionais.


Palavras Chave

Educação Inclusiva; Geociências; Desenho Universal;

Área

TEMA 01 - Geociências para a sociedade e Geoética

Autores/Proponentes

Rodson Abreu Marques , Vanessa Cristina Santos Silva, Letícia Massri Barreira Rodrigues Cunha , Wilck Guilherme Campos , Lídia Oliveira Santos, José Reis Marquioli, Brener Otávio Luiz Ribeiro, Isadora Mendes Santos Quintiliano, Maria Eugênia Silva Souza , Kethelle D'Ars Ribeiro, Juan Carlos Lourenço, Jennifer Dayana Bento Ribas