51º Congresso Brasileiro de Geologia

Dados da Submissão


Título

ACESSO AO ENSINO DE GEOCIÊNCIAS EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE CAÇAPAVA DO SUL – RIO GRANDE DO SUL

Texto do resumo

O limitado acesso de alunos do ensino básico fundamental ao ensino de geociências reflete na dificuldade das comunidades brasileiras em reconhecer o impacto e importância da geologia em seu cotidiano. O presente trabalho busca: (i) quantificar estatisticamente o acesso dos alunos do ensino básico aos principais conceitos de geologia e sua contextualização em situações do cotidiano; (ii) mapear atividades de extensão de ensino de geologia no Brasil voltadas à escolas e comunidades; (iii) fomentar ações para a ampliação e desenvolvimento de atividade que promovam o ensino das Ciências Geológicas em escolas. O presente trabalho foi desenvolvido a partir de uma análise estatística do conhecimento dos alunos das séries finais do ensino público fundamental em três escolas localizadas no município de Caçapava do Sul – Rio Grande do Sul. A pesquisa, ainda em andamento, apresenta dados de mais de 120 alunos entre 11 e 17 anos que responderam a um questionário de múltipla escolha e com perguntas dissertativas sobre Ciências Geológicas e sua importância no cotidiano. Destes, 84% demonstraram saber o que é geologia e 66% dos alunos têm conhecimento sobre as principais camadas do planeta Terra. Quando perguntas contextualizadas são apresentadas, 81% souberam explicar a relação da geologia com as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em maio de 2024. No entanto, apenas 25% dos alunos souberam explicar a importância das águas subterrâneas, enquanto apenas 19% dos alunos souberam explicar, mesmo que de forma simples, o impacto da geologia no seu cotidiano. Estas informações indicam que há espaço e necessidade de acesso à conhecimentos acerca dos recursos geológicos que os cercam. Adicionalmente, pesquisas bibliográficas apoiam a importância do ensino de geologia, como forma de conscientizar a população para o tema e reconhecer sua importância e gestão de recursos geológicos disponíveis. Projetos de extensão mapeados em universidades do Brasil demonstram resultados positivos ao levar conhecimento geológico em uma linguagem acessível para a comunidade, de forma contextualizada à cultura e geologia local.

Palavras Chave

Educação; Ensino básico; Geologia; Geociências

Área

TEMA 01 - Geociências para a sociedade e Geoética

Autores/Proponentes

Francielle Nelsiane Colman de Morais, Cristiane Heredia Gomes