51º Congresso Brasileiro de Geologia

Dados da Submissão


Título

CONEXÕES CIÊNCIAS DA TERRA – DISSEMINAÇÃO DAS GEOCIÊNCIAS

Texto do resumo

O projeto de extensão envolve questões socioambientais e de como
a prática de ensino das Ciências da Terra influencia na ação do homem em
relação à natureza. Tem como objetivo principal a conexão entre a perspectiva
da comunidade e a perspectiva da universidade em relação ao meio natural
que os cercam. A aplicação do projeto ocorreu nas escolas de Ouro Preto, a
partir do desenvolvimento de materiais didáticos e lúdicos, para que os
estudantes tivessem a vinculação com ações que enfatizem a divulgação e
difusão das Ciências da Terra, com a utilização de materiais didáticos-
pedagógicos, eventos e palestras, destinados à alunos, fundamental, médio e
de Jovens e Adultos, levando aos alunos para uma melhor percepção da
realidade que os cerca. O projeto teve como resultados a sensibilização em
relação às áreas de risco geológico - visitações às escolas, a comunidade e
apresentações para o público em geral, com o desenvolvimento de trabalhos,
cartilhas, maquetes e materiais didáticos; ações nas escolas associando a
transversalidade entre o esporte e as geociências – associação da prática
esportiva da escalada com a geoconservação e o geoturismo na região de
Ouro Preto; confecção de materiais didáticos e de divulgação e interação em
redes sociais; Métodos educativos na Penitenciária de Ouro Preto, envolvendo
a interdisciplinaridade entre História e Geociências. Portanto, buscou-se a
interação dialógica com a comunidade em relação às áreas de risco geológico
e a conservação de patrimônios geológicos. Na participação nas escolas foram
coletados relatos acerca dos deslizamentos recentes na cidade de Ouro Preto
e como isso afetou a vida dos estudantes e seus familiares; foi feita uma
conversa de como esses riscos poderiam ser atenuados. Na visitação direta
nas comunidades de área de risco foram ouvidos relatos de familiares e
vizinhos sobre as habitações e construções que foram destruídas pelos
deslizamentos e a equipe do projeto distribuiu e explicou as principais causas e
como se proteger na iminência de deslizamentos e épocas de chuvas. Em
relação às práticas que envolveram Geoconservação e Geoturismo associada
ao esporte. As respostas apresentadas pelos alunos após a vivência nos
campos e nas aulas de escalada, indicaram que as ações propostas se
mostraram positivas, tanto no que diz respeito à motivação para a prática
esportiva continuada, quanto para a conscientização sobre o cuidado do meio
ambiente. Os membros da equipe, principalmente os alunos de graduação,
participaram de forma efetiva, elaborando e ofertando cursos e palestras. Desta
forma, puderam conhecer e participar do ambiente educacional e tiveram
contato com a comunidade, entendendo suas demandas e necessidades. O
principal indicador aplicado para avaliação quanto aos resultados obtidos foi o
alcance social e a dinâmica nas escolas. Adicionalmente, o projeto contou com
a interação dos grupos sociais, e dados (questionários) obtidos por meio da
execução das ações. Conclui-se que o projeto contribuiu para a profusão das
metodologias aplicáveis às melhorias e qualidade de vida, em comunhão com
as informações das geociências e nos saberes da comunidade. No ambiente
escolar, o projeto conectou os estudantes às informações relevantes ao que
tange o espaço ao qual estão inseridos, respeitando a natureza e o meio
ambiente, tornando-os cidadãos conscientes de seu papel na sociedade.

Palavras Chave

Geociências; Interdisciplinaridade; Educação.

Área

TEMA 01 - Geociências para a sociedade e Geoética

Autores/Proponentes

Rodson de Abreu Marques, Lorena Romagnoli e Silva, José Reis Marquioli, Isadora Mendes Santos Quintiliano, Maria Eugênia Silva de Souza, Giovana de Paula, Flavia Compassi da Costa, Emmanuelle Fátima Oliveira do Carmo