Dados da Submissão
Título
BIOACUMULAÇÃO DO LÍTIO EM LACTUCA SATIVA CULTIVADO EM SOLOS ENRIQUECIDOS EM CARBONATO DE LÍTIO
Texto do resumo
A atual necessidade mundial da transição energética enfrenta os desafios de traçar estratégias para garantir o melhor desenvolvimento socioeconômico, ambiental e de saúde pública das populações. O crescimento do uso de TCES (technological critical elements), em diversos países, inclusive no Brasil, estende-se ao elemento lítio, um metal alcalino, monovalente, bastante reativo, que não ocorre livremente na natureza, embora seja amplamente distribuído.
A ampla utilização do lítio, sobretudo em componentes eletrônicos e seu futuro descarte suscita preocupações quanto ao direcionamento e reconcentrações não programadas, aleatórias e irresponsáveis no meio ambiente. Este ponto conduz pesquisadores a procurar conhecer melhor o comportamento do lítio nos ecossistemas, sobretudo quanto aos vegetais comestíveis, como é o caso da alface, consumida diariamente pelas populações, uma vez que este elemento pode ocasionar impactos ambientais, como danificar o sistema edáfico, populações de seres vivos e recursos hídricos.
Considerando que o lítio é um estabilizador de humor, antidepressivo e eficaz contra o comportamento suicida e já comprovado que sua ação em água potável reduz o percentual de crimes, depressão e dependência por drogas e que a presença de carbonato de lítio no solo favorece a bioacumulação deste elemento nas folhas e raízes de alface, para se atingir os objetivos desta pesquisa está se desenvolvendo e testando uma metodologia experimental que se aplique a estas pesquisas.
Esta pesquisa adota uma abordagem quantitativa pois busca especificar uma quantidade nos seus resultados, considerando diversas variáveis.
Após a aquisição das sementes de alface desenvolvidas pela Embrapa, estas foram semeadas em recipientes em condições de laboratório, com iluminação, constante por 12 horas, temperatura e umidade controladas. Foram plantadas dez sementes por recipiente e cerca de 80% das sementes plantadas germinaram, desenvolvendo raízes e folhas e atingindo condições de individualização e amostragem das folhas e do caule com cerca de 35 dias do plantio.
As folhas e raízes foram liofilizadas com o equipamento Liotop L108 e o material final separado e encaminhado para análise química de lítio no espectrômetro de massa.
A partir dos resultados analíticos, em vias de obtenção, pretende-se utilizar a estatística multivariável que irá caracterizar o comportamento do vegetal exposto às concentrações artificiais de carbonato de lítio. Como ferramenta para organizar os resultados, os gráficos de dispersão traduzirão claramente de forma visual as correlações positivas e negativas, fortes ou fracas de elementos químicos sobre outros, permitindo uma análise detalhada das relações entre eles. Sendo possível identificar padrões, reduzir dimensionalidade e compreender relações complexas.
No final das atividades almeja-se que os resultados venham contribuir para o avanço do conhecimento e aplicação do elemento lítio no campo da geoquímica médica.
Palavras Chave
alface; carbonato de lítio; bioacumulação;
Área
TEMA 07 - Geoquímica Médica e Forense
Autores/Proponentes
Paula Marques Crelier, Manoel Jerônimo Moreira Cruz