51º Congresso Brasileiro de Geologia

Dados da Submissão


Título

DIFUSÃO GEOCIENTÍFICA POR MEIO DE “PROJETO CONHEÇA O ICE”: A VISÃO DO CURSO DE GEOLOGIA NO PERÍODO HÍBRIDO DA UFAM (ANOS 2022-2023)

Texto do resumo

Resumo: A área de Ciências Exatas e da Terra sempre apresentou limitada procura, acompanhado de uma significativa evasão de alunos, fator que foi ampliado pelo fenômeno pandêmico. Em meados de 2021 o curso de Geologia da Universidade Federal do Amazonas voltou a suas atividades de maneira híbrida, e pôde perceber um esvaziamento das salas de aula, assim como aconteceu com todos os cursos do país. Pensando nessa problemática, a direção do instituto criou o “Projeto Conheça o ICE”, que contou com a participação de todos os coordenadores de curso. Dos anos em que este projeto esteve em andamento, recebeu-se a cada semestre letivo, de 1 (uma) a 2 (duas) escolas, no início de diferentes anos, mas que posteriormente priorizava o público finalistas. O objetivo principal deste projeto é apresentar para a comunidade geral os cursos do ICE, e motivar/cativar os discentes para a procura dessas áreas. Para a visitação teve-se a ideia de no início do percurso congregar direção, coordenações do ICE e os convidados, para que entendessem a estruturação do instituto. Em seguida as escolas eram recebidas por um período de 1(uma) hora em cada curso, onde estabelecemos um sistema de “competição” por esses jovens, demonstrando o melhor de nossas áreas de atuação. Ao término era realizada uma confraternização entre os envolvidos. No Departamento de Geociências os veteranos interagiam com os visitantes nas seguintes atividades: assistir palestras sobre o curso de Geologia e visita ao Museu de Geociências. Para este trabalho foram analisados os formulários de visitação e os depoimentos de alunos, que foram cedidos pelo instituto. Como resultados temos que dos visitantes (distribuídos em sete turmas de 40 alunos e 05 professores de ensino médio): 92,7 % não conheciam; 7,1% tinham ideia; e 0,2% sabiam o que é Geologia. Os professores relacionavam Geologia à Geografia Física, já os estudantes deram respostas variadas para as associações com outras áreas. Ao final da palestra foi-lhes perguntado o que mais chamou a atenção na Geologia, e relacionaram prioritariamente à Paleontologia e Geologia Forense. Quando perguntado que áreas do ICE lhes chamou mais lhes atraiu, em todos os grupos de visitantes a resposta oscilou a primeira colocação de interesse entre a Estatística e Geologia, seguida de Química. Dentre os motivos apontados pelo interesse estavam: as palestras dinâmicas, a oportunidade de realizar experimentos, a visitação aos laboratórios, a oportunidade de manipular diferentes rochas e minerais, a recepção amigável do curso. Da primeira visita do projeto não vivemos retorno, mas tomamos conhecimento que em 2022, 01 (uma) aluna se matriculou, de uma turma de 12 (doze). Em 2023 tivemos mais 1(um) aluno oriundo dessa intervenção, de uma turma de 24; e em 2024, recebemos 4 (quatro ingressantes) que participaram dessa ação, que são alunos mais interessados e envolvidos. Entendemos que mais que divulgação, incluir veteranos motivados do curso, e sobretudo acolhimento são elementos fundamentais. Contudo, sabemos de todas as dificuldades que estes alunos enfrentam. Pensamos que tão importante quanto a difusão dos cursos é a propiciar a inclusão e o sentimento de pertencimento, tão necessários para fazer com que esses alunos sejam de fato assimilados pelo ensino superior.

Palavras Chave

Difusão; Geociências; Educação; Pandemia.

Área

TEMA 05 - História e difusão das geociências

Autores/Proponentes

Rosemery Rocha Silveira, Marta Gusmão, Sirlan Silva Carmo, Pedro Henrique de Souza Volpini