51º Congresso Brasileiro de Geologia

Dados da Submissão


Título

A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO GEOLÓGICO-GEOTÉCNICO PARA O PROJETO DE DESCARACTERIZAÇÃO DO DIQUE IPOEMA, ITABIRA, MG

Texto do resumo

O dique Ipoema, estrutura de barramento a montante, que tinha como função receber os sedimentos das drenagens da mina e das Pilhas de Estéril Borrachudo, Ipoema e Casa da Velha, foi descaracterizado no ano de 2022. Para que o projeto fosse desenvolvido e concluído com êxito, bem como a alternativa quanto a descaracterização, algumas etapas predecessoras foram necessárias. Essas etapas foram voltadas principalmente às investigações geológico-geotécnicas, já que as informações sobre os materiais de fundação, espessura do sedimento depositado no reservatório, bem como a característica geotécnica do material depositado não estavam bem definidas. Com isso foi realizada uma campanha de sondagens, trincheiras, ensaios CPTu, dissipação de poropressão, coleta de amostras e instalação de instrumentação, este último com objetivo de acompanhar a variação piezométrica e sismicidade geradas ao longo da obra de descaracterização.
O presente documento tem como objetivo realçar a importância do conhecimento geológico-geotécnico como norteador na escolha de alternativa nos projetos de descaracterização, em especial no dique Ipoema. Neste contexto, serão apresentados os estudos e resultados voltados às investigações geológico-geotécnicas e o quanto estes foram fundamentais como critérios para a escolha da melhor alternativa, na operação e monitoramento ao longo da obra, suportando seu desempenho em relação ao projeto, às análises de estabilidade e a avaliação da segurança hidráulica da estrutura.
Para alcançar os objetivos desse trabalho, estabeleceu-se uma sequência de pesquisa que envolveu metodologias voltadas a projetos de descaracterização de barragem, métodos de investigação geológico-geotécnica, conhecimento da geologia local e regional e aspectos legislativos quanto a segurança de barragens. Em uma segunda etapa os resultados foram tratados e analisados onde os novos parâmetros geotécnicos adotados, foram utilizados na confecção do modelo geológico-geotécnico da estrutura.
A partir das investigações foi possível identificar 5 unidades geológico-geotécnicas presentes na estrutura: aterro que compõe o maciço da barragem, lastro de itabirito posicionado sobre parte do sedimento, sedimento provindo das pilhas que foi depositado no reservatório, aluvião que fazia parte da drenagem original e solo residual e saprolito de gnaisse oriundos da alteração in situ de rochas do Complexo Guanhães. Com base nesses dados foram elaboradas seções geológico-geotécnicas contendo um modelo atualizado e de posse aos novos parâmetros geotécnicos provindos das análises nas amostras deformadas e indeformadas, foi possível gerar análises de estabilidade com parâmetros reais e condizentes a situação geológico-geotécnica da estrutura. Adicionalmente e fundamentado no comportamento dos materiais observados nos ensaios CPTus e dissipação de poropressão, foi possível dimensionar, com segurança, o volume dos materiais a serem escavados, bem como escolher a melhor alternativa para o projeto de descaracterização da estrutura e as suas etapas de escavação.


Palavras Chave

Descaracterização; Investigação geológico-geotécnica; Legislação; Segurança de Barragem

Área

TEMA 03 - Risco Geológico, Geologia de Engenharia e Barragens

Autores/Proponentes

Monica Pessoa Neves, Rodrigo Peres Oliveira, Daniel Aiala Gonzaga Batista, Marcela Penha Pereira Guimaraes Silva, Daniel Ferreira Katahira, Gustavo Roberto Jesus Martins