Dados da Submissão
Título
CARACTERIZAÇÃO GAMA ESPECTRAL DE ROCHAS CARBONÁTICAS DA FM. BARRA VELHA
Texto do resumo
A descoberta do pré-sal brasileiro, foi responsável pela transformação na indústria petrolífera do Brasil, despertando grande interesse científico e econômico. As rochas carbonáticas da Fm. Barra Velha, Bacia de Santos, presentes no local são de grande complexidade geológica apresentando diferentes características texturais, composicionais e de parâmetros petrofísicos, ocasionando elevada heterogeneidade geológica.
Este trabalho tem como objetivo, correlacionar e caracterizar as diferentes fácies geológicas classificadas de intervalo de testemunho com os dados obtidos através da gama espectrometria com valores de Potássio (K), Tório (Th) e Urânio (U). Para isso, foi realizado a razão entre os elementos K/Th, U/Th, K/U, a fim de, tentar identificar diferentes padrões ou anomalias para cada elemento em diferentes fácies.
A classificação de fácies foi realizada em um testemunho, sendo feita a classificação petrográfica em conjunto com uma descrição macroscópica com auxílio de materiais como lupa e ácidos. Com base na classificação de De Ros (2023), foram definidas 11 fácies sendo Shrubstone, Mudstone, Shrubspherulstone, Muddy Spherulstone, Muddy Shrubspherulstone, Muddy Shrubstone, Calcarenito, Calcarenito Lamoso, Calcarenito Rudáceo, Rudaceos Mudstone e Chert. Os dados de espectrometria de raios gama, obteve concentrações de K (%); U (ppm); Th (ppm), com medições realizadas verticalmente a cada 10 cm em 10 cm.
Os valores médios dos elementos foram de x̅= 1,91 para o Potássio, x̅= 6,84 para o Tório e x̅= 5,35 para o Urânio. Para o Potássio, a fácies Muddy Shrubspherulstone apresentou o maior valor (x̅= 1,95) enquanto a fácies Muddy Spherulstone apresentou menor valor médio (x̅= 1,82.); para o Tório, a fácies Rudaceos Mudstone apresenta maior concentração (x̅=7,19) e o Muddy Shrubstone a menor (x̅ =6,47); para os valores de Urânio, temos que Chert apresenta os maiores valores (x̅=5,58) e o Muddy Spherulstone apresentou os menores valores (x̅=4,82).
A razão Th/K (R^2= 0,1224 ) apresenta fraca correlação positiva podendo indicar com elevada incerteza o conteúdo de argilominerais. A demais razões apresentaram nenhuma correlação U/Th (R^2= 0,003 ) e U/K (R^2= 0,0316 ) .
Através da análise dos elementos ao longo do testemunho pode-se observar que os valores de U possuem uma correlação negativa com os valores de K, Th, uma vez que os maiores valores de Urânio normalmente estão associados a baixos valores de Tório e Potássio. Os dados não apresentam um padrão efetivo para correlacionar com as diferentes fácies. Os resultados mostram a baixa concentração de minerais argilosos com K, como também a baixa concentração de matéria orgânica, mesmo na presença de fácies com mudstones no testemunho.
Palavras Chave
Rochas carbonáticas; pre-sal; Fm Barra Velha
Área
TEMA 21 - Estratigrafia, Sedimentologia e Paleontologia
Autores/Proponentes
Mariana Schimidt Martinhão, Rafael Regi Sanches, Thais Andrade do Nascimento, Luis Augusto Antoniossi Mansini, Mateus Basso, Everton Galvão Feitoza, Guilherme Furlan Chinelatto, Alexandre Campane Vidal