Dados da Submissão
Título
ANOMALIAS DE OURO EM SEDIMENTO ATIVO DE CORRENTE NO PROJETO GEOLOGIA E POTENCIAL MINERAL DO CENTRO-LESTE DE RONDÔNIA
Texto do resumo
Aqui são apresentados os resultados preliminares do levantamento geoquímico por sedimento ativo de corrente (SC) desenvolvido no âmbito do Projeto Geologia e Potencial Mineral do Centro Leste de Rondônia, inserido no Programa de Mineração Segura e Sustentável do Serviço Geológico do Brasil (SGB), no leste do estado de Rondônia.
A região está localizada no sudoeste do Cráton Amazônico, província geocronológica Rondônia-Juruena, e é constituída por um embasamento com evolução derivada de sistema de arcos magmáticos, dominantemente juvenis, com contribuição significativa de crosta mais antiga. Ocorrem rochas gnáissica do Corpo São Romão, associações de rochas supracrustais vulcanossedimentares metamorfizadas em fácies xisto verde do Grupo Roosevelt, gnaisses migmatíticos do Complexo Jamari, magmatismo relacionados a Suíte Serra da Providência, intrusões máficas-ultramáficas da Suíte Cacoal, um corpo da Suíte Rio Pardo, além de sequências sedimentares neoproterozoicas que preenchem o Graben de Pimenta Bueno, depositadas no período Ediacarano e por fim os sedimentos da Bacia dos Parecis e as coberturas sedimentares do Cenozoico.
Conforme a metodologia do SGB para mapeamento geoquímico regional, foram coletadas amostras de SC, ao longo do leito ativo de drenagens de primeira a terceira ordem, um total de 487 estações, numa área com cerca de 7.200 Km², resultando numa densidade de uma estação a cada 15 Km² aproximadamente. No laboratório as amostras foram secas a 60oC, desagregadas, peneiradas a uma fração menor que 0,177 mm (80 mesh), e analisadas via decomposição de 50g, através de fusão, copelação, digestão ácida (HNO3 e HCl) e leitura em espectrômetro de massa com plasma indutivamente acoplado para Au, Pd e Pt (fire assay). Os resultados foram interpretados em associação às demais informações geocientíficas para a identificação e delimitação das áreas anômalas.
Através dos resultados analíticos foram registrados teores de Au em sessenta e seis amostras coletadas em diversos contextos geológicos, um relacionado às rochas sedimentares do Graben Pimenta Bueno e os demais nos domínios do embasamento paleo a mesoproterozoico, relacionados ao Corpo São Romão, Grupo Roosevelt e Suítes Serra da Providência e Cacoal.
Neste trabalho destaca-se a região relacionada à Janela do embasamento onde ocorre a Suíte Cacoal, não só pelos teores anômalos otidos que variam de 565 a 1420 µg/Kg (0,565 e 1,420 ppm), ratificando estudos anteriores que também apontaram teores significativos de elementos de interesses (Ni, Cu e Cr) associados a intrusões máficas-ultramáficas na área, mas também aos estudos realizados anteriormente, como os petrogenéticos, litogeoquímicos, geofísicos e geocronológicos, que endossam o potencial mineral da região e nos possibilita uma previsão mais assertiva acerca da predisposição dos ambientes estudados à ocorrência destas mineralizações de interesse econômico.
Palavras Chave
Exploração Geoquímica; sedimento fluvial; Ouro; Rondônia; Fire assay
Área
TEMA 11 - Mapeamento Geoquímico Multipropósitos
Autores/Proponentes
Wilson Lopes Oliveira Neto, Caroline Couto Santos, Dalton Rosemberg Valentim Silva, Carlos Augusto Silva Provenzano, Gustavo Negrello Bergami, Marco Aurélio Piacintini Pinheiro, Carlos Eduardo Santos Oliveira