51º Congresso Brasileiro de Geologia

Dados da Submissão


Título

AVALIAÇÃO GEOQUÍMICA PRELIMINAR DE SEDIMENTOS ATIVOS DE DRENAGEM EM UMA ÁREA NA PARTE LESTE DA PROVÍNCIA MINERAL DO SERIDÓ (RIO GRANDE DO NORTE E PARAÍBA)

Texto do resumo

Os resultados da amostragem e análise de solos e sedimentos de fundo de drenagens vêm sendo utilizados mundialmente há décadas como meio de se detectar trechos do terreno com associações de elementos químicos (associações geoquímicas) que possam indicar a presença de mineralizações ou possíveis efeitos antropogênicos. O Serviço Geológico do Brasil – CPRM vem realizando a interpretação de dados gerados pela Agência de Cooperação Internacional Japonesa (JICA) em um levantamento geoquímico regional realizado entre os anos de 1989 e 1991, em uma área de aproximadamente 2500 km², delimitada pelas coordenadas 5°30’S a 6°45’S e 35°50’W a 36°35’W, abrangendo parte do centro-sul do Estado do Rio Grande do Norte e se estendendo até o centro-norte do Estado da Paraíba. Essa área inclui os domínios de Projeto Umburanas, polígono menor de aproximadamente 1600 km², um recorte do levantamento realizado pela JICA, focando especificamente, no trend NNE-SSW da faixa Seridó, parte leste da Província Mineral do Seridó. O presente trabalho tem o objetivo de realizar interpretação dos resultados analíticos de 1805 amostras de sedimentos ativos de drenagem, coletadas pela JICA no interior do atual Projeto Umburanas e analisadas para treze elementos químicos: Au, Ag, Fe, Mn, Mo, W, Sn, Nb, Ta, Be, Li, As, Sb. A interpretação desses dados consistiu na elaboração de sumários estatísticos e na confecção de gráficos associados aos mapas geoquímicos, todos elaborados em projeto de pesquisa ofertado pelo Departamento de Geologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN em parceria com a CPRM, que foi responsável por ceder e supervisionar todo o trabalho de interpretação e tratamento das informações. Para esses mapas, os dados foram compartimentados em segmentos de teores delimitados pelos percentis 50, 70, 85 e 95, correspondendo a cinco faixas com prioridade geoquímica hierarquicamente crescente. Assim, trechos do terreno com valores abaixo do percentil 50 (isto é, abaixo da mediana dos dados) são considerados como expressão do background regional, ao passo que trechos geográficos com teores acima do percentil 95 são considerados anomalias de alta ordem de prioridade. A partir da combinação visual dos mapas dos sete elementos citados, foi possível recomendar setores da área do Projeto Umburanas considerados merecedores de atenção detalhada, que pode incluir esforços adicionais de mapeamento, amostragem (rocha, sedimento de drenagem ou solo) e interpretação.

Palavras Chave

prospecção geoquímica; Prospecção Mineral; sedimentos de drenagem

Área

TEMA 11 - Mapeamento Geoquímico Multipropósitos

Autores/Proponentes

ARTHUR PEREIRA DA SILVA SANTOS, GERMANO MELO JUNIOR, RAQUEL FRANCO DE SOUZA, WESLLEY SILVA DE LIMA, ALAN PEREIRA DA COSTA, ROGERIO CAVALCANTE