51º Congresso Brasileiro de Geologia

Dados da Submissão


Título

ESTRUTURAS RÚPTEIS CONTINENTAIS E TERREMOTOS NA ÁREA CONTINENTAL E MARGEM OCEÂNICA DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

Texto do resumo

Introdução
O estado do Espírito Santo eNcontra-se sobre a placa de Placa Sul-americana, onde os esforços tectônicos ocorrem em função, essencialmente, da interação de: i) forças de empurrão, exercidas principalmente pela abertura da Cordilheira Meso-Atlântica (ridge push); e ii) esforços compressionais, transmitidos a partir do limite oeste da placa, na fossa Peru-Chile (COLENTZ e RICHARDSON, 1996). Em nível local, esforços neotectônicos no Brasil também possuem uma relação com esses esforços tectônicos regionais (BRICALLI, 2011).
A área dessa pesquisa corresponde à área continental do estado do Espírito Santo e à margem oceânica do estado do Espírito Santo.
A análise de domínios de lineamentos tem sido mostrada como uma ferramenta útil (Hiruma e Riccomini, 1999; Bricalli, 2011) para estudos tectônicos e neotectônicos e, nessa pesquisa, destaca-se a importância do estudo desses para entender a relação com a sismicidade.
Objetivos
Relacionar lineamentos, estruturas rúpteis e terremotos na área continental e da margem oceânica do estado do Espírito Santo.
Método
Análise de Lineamentos
Foram decalcados na escala 1:110.000, sobre um MDE Alos Palsar (RE: 12,5 m) e aplicadas técnicas de iluminações artificiais (0°, 45°, 90° e 315) e altitude solar de 45°. Os azimutes foram representados em diagramas de rosetas - Bricalli (2011).
Análise de Estruturas Rúpteis (falhas e fraturas)
Foi elaborado a partir do mapa geológico da CPRM (2018)- escala de 1:400.000.
Análises Neotectônicas
As análises neotectônicas foram realizadas a partir dos dados de neotectônica já existentes no estado do Espírito Santo (BRICALLI,2011).
Análises de Campo
Foram identificados: estruturas geológicas, feições morfotectônicas e afloramentos com falhas neotectônicas na Serra da Mantiqueira e na região de Pancas.
Resultados
Os 64 terremotos ocorridos no Espírito Santo estão presentes nas rochas do Embasamento Pré-cambriano, inclusive sobre a Faixa Colatina (orientação NNW-SSE), e apresenta muitos afloramentos falhados com grande controle de dados estruturais em embasamento alterado, mas também há ocorrência de sismos nas rochas dos Depósitos Sedimentares da Formação Barreiras, fraturadas neotectonicamente (BRICALLI, 2011).
O mapa de lineamentos e de estruturas rúpteis do CPRM (2018) apresentou rosetas com predominância das direções NNW-SSE, seguidas das orientações NE-SW. A orientação NNW-SSE dos lineamentos reflete a Faixa Colatina (NNW-SSE). Os lineamentos NE-SW refletem a orientação do Orógeno Araçuaí (NE-SW).
Conclusão
Os 64 terremotos ocorridos no Espírito Santo estão relacionados principalmente à densidade de falhamentos/fraturamentos e ao forte controle tectônico na área e neotectônico em toda sua extensão (BRICALLI, 2011).
Pode-se afirmar que: i) os sismos estão presentes no embasamento pré-cambriano e depósitos cenozoicos; ii) a maior concentração dos sismos no embasamento pré-cambriano estão sobre a Faixa Colatina; iii) a maior quantidade de sismos registrados estão nos locais que apresentam a maior densidade de lineamentos; iv) uma quantidade considerável de sismos estão sobre a Formação Barreiras, região com forte controle neotectônico, sendo que metade desses, estão presentes nos locais com maior controle de dados estruturais no estado.

Palavras Chave

Terremoto; neotectônica; estruturas rúpteis

Área

TEMA 17 - Tectônica e Evolução Geodinâmica

Autores/Proponentes

LUIZA LEONARDI BRICALLI