51º Congresso Brasileiro de Geologia

Dados da Submissão


Título

COMPARTILHANDO CONHECIMENTOS: EXPLORANDO A GEOLOGIA NA ESCOLA

Texto do resumo

A Geologia proporciona uma visão sistêmica do planeta Terra e seus conteúdos integram outras áreas do conhecimento como a Geografia e Biologia. Esse trabalho aborda projeto desenvolvido em parceria com escolas de ensino fundamental II da cidade de João Monlevade (MG). A parceria escola-universidade é de fundamental importância para a difusão dos conhecimentos geológicos pois, além de permitir o contato dos estudantes e docentes universitários com alunos do ensino fundamental, possibilita o compartilhamento de conhecimento e materiais didáticos que a Universidade possui. O objetivo desse projeto foi apresentar a Geologia através de um aprendizado ativo, em que o aluno atua de forma direta na observação e descrição dos fenômenos. Assim, materiais didáticos como amostras de rochas e minerais, modelos físicos, lupas entre outros, foram utilizados para facilitar o aprendizado sobre o planeta em que vivemos, os processos que nele atuaram e permitiram a vida tal como observamos hoje. As ações desenvolvidas no âmbito deste projeto ocorreram nas escolas Colégio Kennedy e Escola Luiz Prisco Braga nas turmas de no 6º ano e atingiram seis turmas diferentes. A partir do contato com os professores Cleverson (EE Luiz Prisco) e Daniela (Colégio Kennedy) decidiu-se que a atividade seria realizada nas próprias escolas e teria como tema Minerais. Para isso foram montados cinco kits de minerais formados por: quartzo, turmalina, calcita, topázio, hematita, feldspato, muscovita, sal, talco, calcopirita. Os alunos foram reunidos em grupos de cerca de 6-7 integrantes e antes do inicio das atividades eles eram questionados quanto ao conhecimento sobre os minerais, como eles se formavam, se conheciam algum dos minerais do kit (a maioria conhecia a hematita, pois a região insere-se no Quadrilátero Ferrífero) e após esse levantamento, eram distribuidas fichas para que os alunos realizassem a descrição dos minerais e seus potenciais usos. Além dos kits foram disponibilizadas igualmente amostras de diferentes tipos de rocha e lupas binoculares onde os alunos podiam observar os minerais com aumento de 40x, sendo que as lupas foram bastante utilizadas pelos alunos, pois não conheciam o equipamento e nunca haviam desenvolvido atividade didática como essa. Outro tipo de identificação dos minerais que chamou a atenção dos alunos foi a efeverscência da calcita com o uso do ácido clorídico permitindo sua diferenciação em relação a outros minerais. Essa atividade foi realizada somente pela autora, dado o risco de manipulação do HCl por adolescentes. Em função do tempo dedicado às atividades (entre 90-100 minutos) não foi aplicado questionário para quantificar a avaliação dos alunos mas os comentários colocados na ficha de descrição dos minerais foram bastante positivos, mostrando que ações como essa são muito bem vindas e proporcionam aprendizado e uma rica troca de experiências para todos os envolvidos, uma vez que o fato dos alunos manusearem as amostras, discutirem e pesquisarem sobre elas, traz um maior engajamento dos alunos, que participa de forma ativa do aprendizado. As atividades foram desenvolvidas com apoio de monitores das disciplinas de Geologia.


Palavras Chave

popularização da Geologia; Aprendizagem ativa; minerais

Área

TEMA 01 - Geociências para a sociedade e Geoética

Autores/Proponentes

Maísa Comar Pinhotti Aguiar