51º Congresso Brasileiro de Geologia

Dados da Submissão


Título

APLICAÇÃO DAS GEOCIÊNCIAS COMO AGENTE DE DEFESA DOS DIREITOS DOS POVOS INDIGENAS: UMA ABORDAGEM SOCIOEDUCATIVA

Texto do resumo

Recentes observações evidenciam a crescente relevância de incentivar o interesse pelo conhecimento nas geociências em diferentes áreas. A cultura dos povos indígenas está intimamente ligada à sua existência e à preservação de seu território. Ao longo do tempo, a exploração de recursos naturais não renováveis tem causado problemas crescentes em áreas indígenas. Uma vez que, na falta de bens esgotáveis, a exploração ilegal invade as reservas, explorando e violando os direitos constitucionais dos povos que habitam o Brasil, no direito de serem ouvidos em qualquer tipo de atividade que possa interferir no seu bem viver. Cerca de treze por cento do território nacional é composto por reservas indígenas e seus limites devem ser respeitados. A maioria das mídias nacionais vêm divulgando a contaminação com mercúrio do povo Yanomami, e isso nada mais é do que consequência da violação dos seus direitos. Os povos Atikum e Pankará, que habitam o sertão pernambucano, têm sua principal reserva situada nas proximidades de Carnaubeira da Penha, onde o principal problema ainda é o abastecimento de água. A maior parte do território está localizada na depressão sertaneja. Sua diversidade litológica é reconhecida até mesmo nas suas crenças, tradições, história e modo de vida. Com o objetivo de preservar e proteger sua terra de forma mais eficiente, a compreensão das geociências pode proporcionar aos povos indígenas maior autonomia como povo e, consequentemente, uma melhor atuação na defesa de seus direitos e interesses coletivos. Com o compartilhamento de informações científicas, as comunidades indígenas desse município poderão ter ainda mais protagonismo na busca de soluções para seus problemas diários. Este projeto tem como objetivo proporcionar aos jovens indígenas desses povos um conhecimento mais profundo de sua terra e reserva através da Geociências para que possam se fortalecer ainda mais nas batalhas e desafios do status humano-natureza, empregando uma abordagem interativa-participativa de aprendizagem através de palestras dinâmicas e aplicação de questionários em escolas do município, onde a maioria dos estudantes são indígenas. Este estudo abrange alunos do 1º ao 3º ano do ensino médio. As observações mais relevantes evidenciam o interesse dos estudantes pelo assunto através da participação ativa, o que contribui significativamente para o aprimoramento do conhecimento sobre geociências, já que esses assuntos ainda são tratados pouco conhecidos no ensino básico. Contudo, as questões levantadas levaram a reflexões acerca do território e da própria independência em relação ao uso dos recursos naturais e à proteção deles. Como percebido, o estudo das geociências nas comunidades indígenas pode significar uma maior preservação do meio ambiente e a defesa do seu próprio território, que inclui os recursos naturais.

Palavras Chave

geoética; Povos-indígenas; Educação; Sertão

Área

TEMA 01 - Geociências para a sociedade e Geoética

Autores/Proponentes

Dalvanice Gonçalves Santos