51º Congresso Brasileiro de Geologia

Dados da Submissão


Título

DINÂMICA HÍDRICA DA LAGOA DOS PORCOS, REGIÃO CÁRSTICA DE LAGOA SANTA, MUNICÍPIO DE CONFINS, MG

Texto do resumo

O carste de Lagoa Santa é uma Área de Proteção Ambiental (APA) localizada próximo ao município de Belo Horizonte (MG), assim como outros carstes, a região apresenta diversas lagoas devido a complexidade existente no sistema hídrico fruto da evolução cárstica. A APA Carste Lagoa Santa é uma das principais áreas de pesquisas relacionadas à arqueologia, paleontologia, espeleologia e hidrogeologia do território brasileiro. Além das lagoas, a natureza cárstica da região possibilita a existência de outras morfologias formadas por dissolução, como cavernas, espeleotemas, dolinas, uvalas, entre outras (Kohler, 1989). As características morfoestruturais, unidas à geologia, podem fornecer informações importantes acerca do comportamento das lagoas na região, frente aos seus ciclos de expansão e retração de espelho d’água. Este trabalho tem como objetivo o entendimento da dinâmica hídrica de uma das lagoas presentes no carste, a lagoa dos Porcos, a partir do monitoramento de dados hidrológicos e levantamento de dados geoespaciais. A lagoa está situada em porções baixas da região (<700 metros de elevação), encaixada em uma dolina cárstica da Formação Sete Lagoas, Membro Lagoa Santa. As porções inferiores da lagoa são fortemente estruturadas, apresentando fotolineamentos com direção nordeste. O estudo se baseou na identificação de dados históricos climatológicos de modo a avaliar o balanço climatológico da região, posteriormente enfatizado por meio de geoprocessamento para a identificação e detecção dos espelhos d’água da lagoa dos Porcos. As variações de precipitação em diversos períodos contribuem na variação do volume da lagoa, apontando uma baixa relação da lagoa com as águas subterrâneas que alimentam alguns corpos hídricos na região e circulam no carste. Em alguns anos, o grande aporte pluviométrico (mais de 1500 mm) não é suficiente para manter as águas acumuladas dentro deste corpo hídrico. A geomorfologia do sistema é típica de um sistema de aquífero cárstico bem evoluído (Auler, 1994), sendo este o principal responsável pela recarga das águas da chuva neste corpo hídrico e consequentemente a não manutenção do nível da lagoa em épocas de estiagem. O nível baixo de água da lagoa marcado em alguns períodos secos, confirma uma não alimentação da água subterrânea, sendo o elevado percentual de evapotranspiração real da região, em média 860 mm no período analisado, o responsável pela redução do espelho da água da lagoa em vários períodos de estiagem, indicando que provavelmente o sistema aquífero se encontra desconectado e rebaixado na região.


REFERÊNCIAS

Auler, A. 1994. Hydrogeological and Hydrochemical Characterization of The Matozinhos - Pedro Leopoldo Karst, Brazil. Bowling Green: Faculty of the Department of Geography and Geology / Western Kentucky. 110p. (Thesis, Master of Science).
Kolher, H. C. 1989. Karst geomorphology in the region of Lagoa Santa. Doctoral Thesis – University of São Paulo. (in Portuguese).

Palavras Chave

Carste; Levantamento Hidrológico; Dinâmica Hídrica.

Área

TEMA 02 - Recursos Hídricos e Geociências Ambientais

Autores/Proponentes

Wallace Maciel Pacheco Neto, Rodrigo Sergio De Paula, Paulo Galvão